quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O corcunda de Notre Dame, 1939.

           A sugestão de filme para esta semana de estudos é o clássico " O corcunda de Notre Dame" dirigido por William Diertele, primeira versão sonora cinematográfica do livro clássico de Victor Hugo. A versão do cinema mudo foi estrelada por Lon Chaney (1923). Esta produção estrelada por Charles Laughton, que estava no auge de sua carreira quando personificou Quasímodo (o Corcunda),  recebeu duas indicações ao Oscar, em 1939.  É provavelmente, a melhor interpretação dada ao triste personagem, morador da Catedral de Notre Dame, que perambula pelos impressionantes cenários de Paris, criados especialmente para o filme, em Hollywood. Maureen O'Hara está perfeita como a linda cigana Esmeralda, pela qual Quasímodo se apaixona desesperadamente, a ponto de romper a paz da imponente e secular Catedral, aterrorizando a população. 
          Filme imperdível e obrigatório em qualquer filmoteca, vale a pena assistir a este clássico para entender um pouco sobre os costumes da sociedade medieval, principalmente no que diz respeito ao uso dos espaços religiosos para atividades profanas. A seguir o trecho de um dos pontos altos do filme, quando Quasimodo salva Esmeralda de ser morta. A todos, bom divertimento.

Importante: inúmeros filmes já foram produzidos como pano de fundo a história de Victor Hugo. A indicação acima se torna importante por ser um clássico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário