terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Diário de um sujeito contemporâneo

Decidir desenvolver um blog é uma tarefa que requer reflexão. Mesmo tendo a certeza de dominar o assunto o qual abordarei neste blog, recorri a vários amigos e alunos perguntando se realmente seria de grande valia apresentar este meu estudo, que transita entre arquitetura e espiritualidade. Quando as postagens se tratam ainda de religião, ai é que o risco aumenta por ser um dos temas do trio que não se discute, junto com política e futebol. Mesmo assim, como tenho amigos de diversos credos e respeito as diferenças - pra ser sincero, neste quesito eu aprendo muito mais quando convivo com diferentes crenças - sei que realmente os textos que vou apresentar não serão capazes de criar inimizades; pelo contrário, acredito que ampliarei minha rede de contatos.
O título deste primeiro post foi o escolhido para o texto de apresentação de meu Trabalho Final de Graduação na Universidade Católica de Santos - Biblioteca Antropo-teológica. Neste trabalho, o projeto de uma bilioteca se desenvolveu a partir de inúmeros estudos nas áreas de geometria sagrada e história da civilização, arquitetura e religião. Tentei entender os motivos pelos quais necessitamos acreditar em uma força superior, e como este sentimento imanente nos homens se reflete no espaço construído em toda a história da civilização.  Com relação ao estudo antropológico, dividi em quatro os momentos da raça humana:  antropos, o homem de Cristo, o homem moderno e o Sujeito contemporâneo, as tres primeiras denominações criadas por mim, e a última retirada dos trabalhos de Giorgio Agamben, filósofo italiano de nossa época, que voltarei a falar me outras postagens.
Sujeito contemporâneo somos todos nós, cidadãos do século XXI, cuja personalidade se vai moldando ao contato com cada um dos dispositivos que encontramos no nosso dia-a-dia: escola, trabalho, internet, shopping, cinema, TVs, religiões, baladas, etc. Somos o somatório de várias experiências vivenciadas no nosso cotidiano, sendo nocaso deste blog, levarei em conta apenas as experiências no campo da religião.
Professei a fé católica por 13 anos, vivendo a religião intensamente - fui batizado, fiz catequese, crisma, fui lider de jovens, estudei teologia, vivia no Seminário Diocesano e  senti o chamado ao sacerdócio (para o espanto dos que me conhecem há pouco tempo). Perdi a fé na Igreja quando percebi muita conversa e pouca ação por parte de alguns. Tive a certeza de que já era minha hora quando comecei a questionar muitas coisas, e os padres me respondiam que aquilo era dogma de fé e ponto. Na sede de descobrir as resposta acabei conhecendo a A.M.O.R.C. - Rosa cruz, fundamental para o desenrolar da minha vida espiritual até hoje. Estudei tudo que quis, conheci inúmeros roteiros e caminhos de pesquisa, e me senti pleno e feliz por um bom tempo. Acontece que eu gosto de religião com disciplina, e foi aí que eu fui buscar outro caminho.
Depois de bater a cabeça buscando algo que me surpreendesse e me seduzisse,  fui literalmente "bater a cabeça" e me deixei levar pelas religiões afros, permanecendo hoje em uma delas que é para mim a mais tocante energéticamente e interessante do ponto de vista simbólico: o candomblé. Não foi a toa que Pierre Verger se encantou com os rituais na Bahia.
Independente da minha religião, este blog não servirá para apologias de esta ou aquela crença, mas para uma análise científica e histórica da religião e seu reflexo na arquitetura, design, ou mesmo em outras manifestações artísticas. Acredito que,  parte do preconceito que existe entre os religiosos fervorosos, se dá pelo desconhecimento das religiões e de suas relações entre os outros tantos modos de se conectar com o Divino.  Constantemente estarei postando trechos de meu estudo, e outros textos interessantes para o conhecimento da arquitetura sagrada. Aguardarei também os comentários, dúvidas, críticas e sugestões enviadas pelos seguidores deste blog, na certeza de que elas são importantes ao nosso crescimento erudito.

Nos vemos.

Abrazos.

Fabricio Forg.                                                                                       

2 comentários:

  1. Sei que este será só o primeiro, de tantos outros posts que virão com seu infinito conhecimento! Muito bacana você dividir tudo isso com a gente, para que possamos aprender um pouco mais deste mundo tão fabuloso e cheio de mistérios com você!

    ResponderExcluir
  2. Gostei! participei das mudanças e sei como foram importantes para o seu crescimento no todo,bjs

    ResponderExcluir