sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Livro: Fama Fraternitatis, em comemoração aos 400 anos do Manifesto Rosa-Cruz.

Capa do livro da
Pentagrama Publicações
      " A sabedoria, assim diz Salomão, é um tesouro inesgotável para o homem, pois ela é o alento da força divina e um raio da glória do Todo-Poderoso.(...) Compreende palavras veladas e resolve enigmas, prevê sinais e prodígios e sabe o que acontecerá futuramente."
 RIJCKENBORGH, J. Van. Tradução da introdução do Fama Fraternitatis. 1

     Outra Ordem Secreta que teve muita influencia na cena medieval foi a Ordem Rosa-Cruz. Ramificada atualmente em AMORC Rosa-Cruz e Roza-Cruz, os rosacruzes compartilham conhecimentos místicos adquiridos ao longo da história da humanidade, alternando atualmente seus focos ou para as escolas de mistérios do  Antigo Egito ou tendendo à gnose e alguns conceitos alquimistas do Iluminismo. Em todo o caso, ambos consideram importante o ato de Christian Rosenkreuz que no século XVII publicou o Manifesto “Fama Fraternitatis”, fazendo o mundo conhecer a existência da Ordem Rosa-Cruz e divulgando o papel dela como influenciadora do pensamento a partir daquele momento.

     Este manifesto, contendo uma mensagem de renovação universal, foi redigido e dirigido a todos os chefes de Estado, ilustres e eruditos da Europa. O continente era dominado pelo poder religioso, polarizado entre o Sacro Império Romano, católico, e os príncipes protestantes, cuja Reforma tinha criado um grande cisma na fé e no poder. Segundo os adeptos do rosacrucianismo, se a Europa tivesse abraçado a renovação anunciada pela Fama Fraternitatis e Frederico V tivesse sido alçado ao trono do Sacro Império Romano, talvez um novo poder e uma nova visão universal poderiam ter evitado os rumos que a história tomou com a eclosão da Guerra dos Trinta Anos.

     Em comemoração aos 400 anos deste Manifesto a Editora Pentagrama na 23ª edição da Bienal do Livro, lançará dentre os livros mais importantes, o Fama Fraternitatis. O exemplar é a tradução em português na íntegra do texto original que foi escrito em linguagem criptográfica, devido às penas impostas a todos aqueles que eram considerados heréticos no século XVII. Se o olharmos estritamente pela ótica da história oficial, o livro nos conta a peregrinação de Christian Rosenkreuz para Jerusalém, seu contato com um grupo de sábios da Arábia, os quais o iniciam nos mistérios da física, matemática, magia e cabala, além de seu retorno à Europa, através do Egito e Marrocos até a chegada à Espanha. Por trás desta história, conta-se todo o processo de demolição das estruturas vigentes e a reconstrução de algo absolutamente novo, seguindo o ponto de vista da Ordem Rosa-Cruz. “O surgimento deste Manifesto causou grande comoção em todos aqueles que detinham poder e conhecimento na Europa naquele período, pois acreditava-se que seu texto contivesse a chave da sabedoria universal”, finaliza a coordenadora da editora.

     O evento da Bienal Internacional do Livro acontece de 22 a 31 de agosto de 2014 no centro de exposiçõees do Anhembi em São Paulo. Para saber mais  deste ou de outros livros da Pentagrama Publicações o site é http://www.pentagrama.org.br/.
Notas:


1. Trecho do capítulo "Ao leitor que compreende a sabedoria". In RIJCKENBORGH, J. Van. O Chamado da Fraternidade Rosa-Cruz. Pentagrama Publicações, Jarinu, SP. 2014.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

A influencia das Ordens Secretas no projeto das Igrejas Católicas Medievais - Parte 2

“ O símbolo atua abrindo o consciente mais imediato e, 
ao mesmo tempo, fazendo imergir até a superfície da consciência, 
elementos inconscientes por associação e encadeamento espontâneo de emoções,
imagens, recordações e pulsações, concatenando assim uma reserva de significados.”

PERADEJORDI, Julio. A propósito del símbolo.   


      Um fato curioso sobre o projeto das catedrais medievais é que nenhuma das construções góticas possui autoria reconhecida e até hoje, o único tipo de identificação encontrada são marcas gravadas nas pedras.  Os mestres das primitivas confrarias de construtores costumavam reconhecer-se entre si por símbolos e sinais que traçavam nas paredes dos edifícios onde exerciam o seu ofício, nascendo assim as siglas lapidárias. Estas siglas, abundantes em várias igrejas, serviam tanto para identificar o seu autor (uma espécie de rúbrica pessoal) como a confraria a que pertencia, sendo um símbolo particular pertencente ao simbolismo de uma coletividade. Alguns autores afirmam que as siglas lapidárias tinham como única finalidade utilitária a identificação do trabalhador para efeito de pagamento do seu trabalho. Contudo a maioria desses sinais esculpidos são identificados como pertencentes à simbologia mística e esotérica, e portanto, sendo símbolos sagrados em um período onde a intensidade espiritual e religiosa dominava a sociedade, talvez não foram utilizados apenas como sinais de identificação pessoal para fins salarial e “ profanos”, já que se tratava de edifícios religiosos.  2

Detalhe da alvenaria com inscrições.
Igreja São Pedro de Chevron Villiers, Normandia - França
Fonte:  www.lusophia.wordpress.com

      É também muito compreensivo que estas siglas, representassem a confraria companheiril mais do que a pessoa em si mesma que assim deixava a sua marca em determinada obra do seu empenho, contudo  ao mesmo tempo  o teor da doutrina estudada pela mesma corporação através dessa linguagem  simbólica universal. Isso pode ser constatado também porque os signos usados dos canteiros não se resumiam em um só tipo e sim em quatro classes gerais, conforme apresentadas tanto nos monumentos como nos “ incunábulos”   3  . Podem sem configurados na ordem de importância a seguir : A) signos paleocristãos; B) signos mágico-cabalísticos; C) signos astrológicos; D) signos numéricos.  Por vezes, ao invés de uma só classe aparecem todas misturadas entre si.
  
Bafomé esculpido em igreja dos Templários.
Fonte: pt.fantasia.wikia.com
       Enquanto as inscrições nos tijolos são esquemas complexos e de difícil compreensão, os arquitetos não pouparam esforços para revelar todos os detalhes na estatuária das catedrais, principalmente as que dominavam os telhados destas edificações. Gárgulas e figuras antropomórficas aparecem em grande número nestes edifícios, num primeiro momento como parte da estabilidade do sistema estrutural gótico. Contudo inúmeros estudiosos aproveitaram estas figuras para destrinchar outras análises sobre estas peças, dotando as mesmas de muita simbologia mística, neste caso de fácil aceitação haja vista que não se pode criar outro tipo de entendimento senão o caráter religioso.

     Se as gárgulas já são assustadoras, uma outra figura mítica aparece com frequência em algumas fachadas,  muito temida no imaginário do período medieval: o Bafomé.  Destacado em muitas portas de igrejas, a figura metade homem e metade bode, por muito tempo foi confundida com o demônio revelado na doutrina cristã.  Mas seu sentido pode ser outro, “um símbolo templário, que expressa a necessidade humana de transcender seus instintos básicos, a fim de ascender espiritualmente e cumprir seu papel evolutivo. Ser parte de Deus, até se confundir com Ele, é o sentido da verdadeira humanização. E este era o ensinamento maior dos idealizadores do gótico, que criaram uma arquitetura viva. Suas catedrais estão tão perfeitamente integradas ao cosmo, que são praticamente forças da natureza”, como explica o teólogo  Victor Franco.  4



Homem verde, esculpido em igreja gótica.
Fonte: www.google.com

    Nas fachadas destas mesmas igrejas, o Bafomé às vezes se alterna com outra figura antropormófica chamada “Homem verde”, este já um símbolo mais estudado no  Renascimento, representando o ciclo de crescimento da natureza a cada primavera. Para esta figura, estudiosos acreditam que sua ligação seja mais com a Maçonaria e ao culto da Deusa da Fertilidade. 5

     No interior destas igrejas, outros elementos sugerem discussões com inclinação ao misticismo para alguns elementos que algumas vezes aparece sem justificativa nos dogmas do Cristianismo, ou sem uma clara necessidade arquitetônica. Olhando para o alto, algumas igrejas apresentam o Zodíaco na decoração do tambor da cúpula, relacionando as constelações  com representações personificadas por figuras ou animais – neste caso, fazendo conexão dos signos de Touro, Leão, Escorpião e Aquários  com os quatro  Evangelistas do Novo Testamento, respectivamente Marcos, Lucas, João e Mateus.  Em outros momentos, é o piso que nos chama a atenção, caso da Catedral francesa de Chartres.  Chamados de “Labirinto de Salomão”, eles costumam se localizar no ponto em que a nave e os transeptos se unem. Seu sentido alquímico é o mesmo do mito grego de Teseu, o herói que entra num labirinto a fim de combater o Minotauro e, após vencer o terrível monstro, consegue voltar, graças ao fio que Ariadne lhe dera. 6

Piso com labirinto. Catedral de Chartres, França.
Fonte: www.google.com.br
     Outro espetáculo que a arquitetura interna das catedrais góticas oferece é o “banho” de luz solar nas horas canônicas. A intenção era que durante as vésperas (hora canônica correspondente às 6 horas  e na hora mariana correspondente às 18 horas),  a luminosidade filtrada pelas “rosáceas” criasse a sensação de um incêndio, um suposto “ fogo iniciático”.  Essas rosáceas são vitrais circulares, obtidos por meio de uma geometria complexa que se repete ao longo da circunferência, à maneira das “mandalas”.  Para os místicos, elas  funcionavam como "um mapa" das tradições que precisavam ser transmitidas, e para isso se apropriavam de muitas cores – o arco-íris, símbolo da aliança de Deus com os homens no pós dilúvio  7  – e principalmente da forma do círculo – a “roda”, que na Alquimia,  simboliza o tempo necessário para o fogo agir sobre a matéria, a transmutação   8.  Há, ainda outra corrente de pensadores místicos que compara as rosáceas a flores, símbolos da pureza,  da castidade e do feminino,  qualidades valorizadas no período medieval, que, acima de tudo, cultuava a Virgem Maria.   9

Rosácea vista a partir da fachada.

Rosácea vista a partir do interior.
Fonte: www.google.com.br

       Esotéricos ou cristãos, o efeito plástico que todos estes elementos causam é indiscutível e, se a intenção de tais edificações foi de conectar ao Sagrado por intermédio da emoção, os autores conseguiram. Hoje na contemporaneidade, alguns elementos ainda são reproduzidos em lugares religiosos,  o que permite afirmar que atingiram o status de  atemporais e relevantes, mesmo na sociedade capitalista do século XXI. Em tempos de retorno do homem ao Sagrado, resgatar alguns destes itens é a certeza de conseguir arrebanhar um numero maior de adeptos, construindo para isso um discurso qualquer para formas já consagradas no inconsciente esotérico da humanidade.


 Notas:

1. Livre tradução do trecho: “El símbolo actúa abriendo el consciente más inmediato y, al mismo tiempo, 
haciendo emerger hasta la superfície de la conciencia elementos inconscientes por 
asociación y encadenamiento espontâneo de emociones, imágenes, recuerdos y pulsaciones, concatenado 
así uma reserva de significados.” PERADEJORDI, Julio. El Cuerpo Humano, Biblioteca de lós símbolos. Ediciones Obelisco.Barcelona, Espanha. 1991.

2. trecho retirado do link: 

3. Incunábulo é um livro impresso nos primeiros tempos da imprensa com tipos móveis. 
A popularização da imprensa começa a ser mais percebida em 1450, com Gutenberg. 
Refere-se às obras impressas entre 1455, data aproximada da publicação da Bíblia de Gutenberg, até 1500.1 . 
Essas obras imitavam os manuscritos. 
Assim, demorou-se 50 anos para que o livro impresso passasse a ter suas próprias características, 
abandonando, paulatinamente, as características do livro manuscrito. 
A sua origem vem da expressão latina in cuna (no berço), referindo-se assim ao berço da tipografia. 

4. In  A fé cristã em confronto com o humanismo ateu: a perspectiva de Henri de Lubac.
GOMES, Victor Franco. Editora: Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa. 2006.


6. Filosoficamente, o labirinto são os inúmeros caminhos que o homem tem à sua disposição. 
Cedo ou tarde, ele entrará em contato com seu monstro interior, sua falta de luz. 
Aquele que consegue combater e vencer as próprias imperfeições – o  Minotauro – pode voltar à vida. 
Mas só os que possuem o fio de Ariadne – símbolo do conhecimento iniciático –  é que conseguem efetivamente retornar à Luz. http://pt.slideshare.net/Daneto/simbologia-manica-nas-igrejas-10721069

7. Ver livro de Genesis, capitulo 9. Biblia, Antigo Testamento.

8. ROOB, Alexander. Alquimia y Mistica, el museo hermético. Taschen. China, 1997

9.  Evocada como intermediadora entre o terreno e o divino, eleita advogada da humanidade, 
a Virgem Maria inspirou, entre 1170 e 1270, a construção de nada menos que 80 catedrais e 
500 igrejas em sua homenagem, só na França. A maioria das igrejas em honra da 
Virgem foram erguidas em lugares antes dedicados a alguma deusas pagãs, curiosamente, a uma Madona negra, cujos atributos estavam associados à sexualidade, à procriação e à fertilidade. 
Outras ainda eram deusas associadas à Lua ou ao planeta Vênus.
 Em outras palavras, eram herdeiras da antiga crença em uma Deusa-Criadora, predominante nas concepções religiosas mais arcaicas e retornada com força pelas Ordens secretas da Idade Média, 
algo como  a “Virgini Paritures” ou “Nossa Senhora dos Subterrâneos”, 
divindade cujo poder encontrava-se na morte e renascimento, muito cultuada pelos Templários.
 FULCANELLI. O Mistério das Catedrais. Editora Madras, São Paulo. 2007

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

A influência das Ordens Secretas nas Igrejas Católicas Medievais - Parte 1

“A Ciência, única capaz de penetrar o mistério das coisas, 
o dos seres e de seu destino, 
pode dar ao homem asas para que se eleve ao conhecimento 
das mais altas verdades e chegue até Deus”.

Fulcanelli, escritor e alquimista do século XX  1.


      Além da influencia no plano urbano de algumas cidades, as Ordens Secretas conseguiram também inserir alguns símbolos – ou apenas criar especulações a respeito deles – em inúmeras igrejas católicas edificadas durante os anos de 1.200 a 1.500 a.C. Momento importante na história da disseminação do Catolicismo, boa parte das Ordens Secretas atuava de forma intensa nos canteiros de obras dessas construções e muitas vezes, sem a sua participação,  alguns avanços tecnológicos não seriam possíveis e a verticalização destes templos seria algo inviável.

     Do ponto de vista especulativo,  boa parte da estrutura principal destas complexas edificações certamente não foram usadas por uma simbologia anterior mas, a necessidade de se apropriar destes elementos fez com que surgissem lendas ou alusões de carga simbólica a estes elementos.  Acredita-se que abóbadas, arcos ogivais, arcobotantes e contrafortes já tinham sido experimentados em construções Românicas, mas a importância que estes elementos tiveram nas catedrais góticas fez criou inúmeros mitos a respeito de seu uso aliado aos estudos místicos de Ordens Secretas. A verticalidade destes templos sim tem sua conexão com princípios místicos, mas esta tipologia tão particular não teve sua repercussão no simbolismo dos Rosa-cruzes ou da Maçonaria, cuja arquitetura simbólica foi resgatada ou na Antiguidade Clássica.   2

Rosácea de catedral gótica.
Fonte: www.google.com.br

         Mesmo assim, ainda existem itens decorativos que possuem total conexão com as Ordens Secretas e, cuja elaboração não se justificava pela tecnologia como no casos dos elementos destacados acima. A luz do Sol não necessariamente precisaria adentrar a Igreja em datas específicas demonstrando o conhecimento dos arquitetos com os princípios de astrologia ou mesmo a preocupação com a mística astronômica;  os tijolos da alvenaria de fechamento das igrejas não precisava ser demarcado com linhas geométricas haja visto que seu papel era apenas a vedação;  a estatuária poderia aludir apenas aos santos católicos sem a necessidade de figuras antropomórficas em pináculos ou nas fachadas; os “ labirintos” desenhados nos transeptos poderiam ser substituídos por desenhos com linhas ortogonais já que a planta baixa das catedrais tinha a base quadrada e não circular; e por fim as “rosáceas” poderiam ser simplificadas em óculos  envidraçados.   3

        A planta baixa da maioria das Igrejas deste período baseia-se na cruz latina, com algumas divergências de acordo com a necessidade de naves laterais, o que acaba algumas vezes diluindo o desenho inicial. Do ponto de vista dos teóricos de arquitetura, a planta surge da evolução da planta basilical romana com algumas intervenções para a estabilidade do conjunto. Contudo, para alguns místicos a estrutura das catedrais góticas não parece resultado de “meros cálculos arquitetônicos”. De acordo com Fulcanelli, a cruz latina estendida no solo  é o símbolo do crisol, o ponto em que uma determinada matéria perde suas características iniciais para se transmutar em outra completamente diferente. Simbolicamente, a igreja teria então o objetivo “iniciático” de fazer com que o homem comum, ao penetrar nos seus mistérios, renascesse para uma nova forma de existência, mais espiritualizada.   4

Elevação e planta baixa com cruz latina - Catedral de Chartres.
Fonte: www.google.com.br

        Outro fator intrigante é a relação do Sol com a implantação destas catedrais, proporcionando um efeito muito interessante em dias de santos ou nos solstícios. Sabe-se que a linha mestra utilizada na locação destes edifícios era obtida pelo método da Vesica Piscis, contudo o conhecimento destes princípios certamente tem sua origem nas Ordens Iniciáticas ou mesmo na sabedoria adquirida pelos cavaleiros Templários.    5.  Sobre a luz solar que brinda os altares nos solstícios, os místicos acreditam que haja toda uma relação das datas religiosas com algumas datas já consagradas em calendários pagãos, de forma que a Igreja se apropriou da força simbólica destes dias para seu benefício.  6


(continua)

1. FULCANELLI. O Mistério das Catedrais. Editora Madras, São Paulo. 2007

2. Para os rosacruzes, os estudos iniciáticos tiveram sua origem nas Escolas de Mistérios do Egito, sendo a arquitetura deste período a mais resgatada para a construção das lojas. Já a Maçonaria, embora originada nos canteiros de obras das Igrejas Medievais, utiliza com carga simbólica as colunas das ordens gregas clássicas, bem como alguns detalhes decorativos existente nas residências ou palácios da antiguidade Greco-romana,
 caso do piso em xadrez preto e branco, por exemplo.

3. Óculo: designa um elemento de arquitetura, sendo uma abertura na fachada ou no interior que pode ser redonda ou de outras formas, localizada geralmente acima de uma abertura principal ou inclusa em frontões e frontispícios. Fonte: www.wikipedia.com.br. Embora teve seu uso mais marcante na arquitetura do Barroco, 
seu primeiro uso se deu no Panteão de Roma.

4. O autor - que também escreveu o livro “As Moradas dos Filósofos” - revela o significado oculto das imagens expostas nas catedrais góticas, como um tradutor da secreta “língua das pedras”. Segundo suas palavras, a catedral inteira não é mais que uma glorificação muda, mas gráfica  da antiga ciência de Hermes. Além da tipologia, o próprio termo “gótico” que designa as catedrais citadas, segundo Fulcanelli, seria uma deformação fonética de Argoth (ou Art Goth), uma linguagem restrita utilizada somente por Iniciados em Ocultismo. A arte gótica é, com efeito, a art got ou cot, a arte da Luz ou do Espírito. Ressalta que as catedrais não devem ser vistas unicamente como obras dedicadas à glória do Cristianismo, mas como uma vasta concreção de idéias, tendências e fé popular que motivou sua construção. Sobre o autor,  pouco se pode afirmar sobre Fulcanelli. Sua real identidade é cercada de mistérios; , sabe-se apenas que foi grande conhecedor de arquitetura, escultura, simbolismo, literatura clássica, arquivos e alquimia. FULCANELLI. O Mistério das Catedrais. Editora Madras, São Paulo. 2007.


6.  A 25 de Dezembro ocorre o solstício de inverno (no hemisfério norte) ou de verão (no hemisfério sul).  No 22º dia de Dezembro,  3 dias antes do ápice, o Sol se encontra nas redondezas da Constelação de Cruzeiro do Sul, Constelação de Crux ou Alpha Crucis. Depois deste período a 25 de Dezembro, o Sol move-se, criando a perspectiva de dias mais intensos. E assim se diz: que o Sol morreu na Cruz, (constelação de Crux), esteve morto por 3 dias, apenas para ressuscitar ou nascer uma vez mais. Esta é a razão, segundo os alquimistas, pela qual Jesus e muitos outros deuses do Sol partilham a ideia da crucificação, morte de 3 dias e o conceito da ressurreição. 

sábado, 16 de agosto de 2014

Basílica Nossa Senhora da Penha, Recife.

     Construída pelos frades capuchinhos franceses, foi concluída em 1882. Entre o início da construção (1656) e a conclusão de suas obras, passaram-se mais de 200 anos, em decorrência da expulsão dos calvinistas franceses do Recife, por determinação da corte portuguesa. Única do Recife em estilo coríntio, possui na sua nave colunas em mármore que vieram inteiras da região de Carrara na Itália e que não conseguindo os escravos arrastarem as mesmas do porto até a construção, retornaram a Carrara para serem serradas em partes menores e então serem transportadas até o interior da edificação. Um dos altares do interior é o túmulo de Dom Vital,  e na sacristia está o seu museu, que abriga objetos de uso pessoal do bispo. Segundo o historiador Carlos Alberto Campelo, possui os únicos verdadeiros afrescos da América latina, pintados pelo artista Murillo La Greca.

     Abaixo algumas imagens da Igreja:










      A Basílica Nossa Senhora da Penha está localizada à Praça Dom Vital, S/N , bairro de São José, Recife – PE.  Telefone de contato:  (81) 3424-8500
  

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Questão religiosa brasileira: a crise entre a Igreja Católica e as Ordens secretas no séc. XIX

“Até 1872, a Maçonaria no Brasil respeitou a religião católica. 
Introduziu-se no clero, nos conventos, nos cabidos, nas confrarias. 
Mas quando teve um Grão-Mestre à frente do Governo nacional, julgou oportuno atacar a Igreja”

Antônio Carlos Villaça. 1

         Historicamente a presença da Maçonaria no Brasil não despertou nenhuma oposição durante muitos anos, encontrando nesta terra terreno fértil para criar raízes e estabelecer importantes parcerias com objetivos políticos ou mesmo sociais. Diferente da regra canônica que imperava em outros países – cuja bula Papal condenava quem se associasse à Ordem –, a  força da Ordem impulsionava posições de destaque inclusive em importantes cidades como por exemplo no Rio de Janeiro, capital brasileira na época.  2 .

Foto de D. Vital como frei capuchinho.
Fonte: www.google.com

        A tensão entre a Igreja Católica e a Ordem dos irmãos pedreiros teve como cenário a cidade de Olinda, e como principal personagem Dom Vital   3 , nomeado Bispo aos 27 anos.  Em março de 1872, houve uma festa da Maçonaria que comemorava a Lei do Ventre Livre,  4   obtida pelo então principal Ministro do Imperador, Presidente do Conselho  o Visconde de Rio Branco. Consta que um dos oradores da festa foi inclusive um padre, chamado Almeida Martins. O bispo do Rio de Janeiro, D. Pedro Maria de Lacerda, surpreso com tal atitude, chamou o padre em particular para ponderar-lhe que ele não podia ser padre e maçom ao mesmo tempo. O padre recusou atender a qualquer ponderação e o bispo suspendeu-o de ordens. A Maçonaria considerou-se atingida com tal ato e em assembleia, decidiram iniciar uma campanha coletando fundos e criando publicações para divulgar os interesses da Ordem em todas as capitais do país.  

          Assim, quando D. Vital chegou ao Recife, já encontrou  os jornais maçons  em circulação, divulgando também determinados eventos realizados inclusive nos edifícios das próprias igrejas católicas. Primeiro anunciaram que iria haver uma missa em ação de graças numa loja. Diante da proibição sigilosa do bispo, nenhum padre ousou celebrá-la. Depois, pediram missas por maçons falecidos e mais uma vez houve a recusa dos padres. Por fim o jornal "A Verdade" publicou uma série de artigos entendidos como ofensas pelas diretrizes católicas da época, e em resposta,  o bispo D. Vital publicou  um protesto contra estes textos específicos, motivando a população a protestar também, e  reforçando ainda tais posições  em um sermão público na catedral da cidade. À revelia, dias depois o jornal “A Verdade”, publicou lista de padres e cônegos, presidentes, secretários e tesoureiros de irmandades que também pertenciam às lojas, e o bispo chamando-os um por um, em particular, exigiu retração publica e o desligamento das lojas.  

Foto do Visconde do Rio Branco.
Fonte: www.google.com

        Enquanto uma onda de insegurança reinava em Olinda, também o bispo de Belém do Pará, D. Antônio Macedo Costa, resolveu combater  a Maçonaria. As notícias a respeito, chegaram ao Rio de Janeiro, e provocaram no Governo uma resposta aos dirigentes da Igreja Católica. Depois de inúmeras trocas de cartas envolvendo desde o Imperador até o Papa da época, o Governo mandou processar e prender D. Vital trazendo-o ao Rio de Janeiro para ser julgado pelo Supremo Tribunal. D. Vital foi condenado a 4 anos de prisão com trabalhos forçados, mesma punição do bispo de Belém. Mesmo preso, D. Vital escreveu e mandou publicar uma carta, "A Maçonaria e os Jesuítas", com 139 páginas, em que defendia a estes e atacava a Ordem.    Por razões políticas, caiu o gabinete do Visconde do Rio Branco e o Duque de Caxias foi chamado para sucedê-lo, concedendo anistia aos bispos.

      Os ânimos se acalmaram e a convivência, ao menos em território nacional se manteve pacífica. Contudo, a posição da Igreja Católica permaneceu igual, enumerando os princípios considerados incompatíveis com a Doutrina Católica Romana.  6    Em todos os estudos realizados com base acadêmica, em nenhum momento notam-se  sentimentos anticlericais, anti-Igreja ou anticristãos por parte dos membros da Ordem. Contudo, o desgaste ocasionado por conflitos históricos em disputas de poder geraram “ranços” que criam preconceitos contra essa ou outras Ordens Secretas. O cenário do século XXI dissocia a Religião, a Ciência e a Magia, criando barreiras intransponíveis mesmo em um território pacifico como o brasileiro. No momento de pluralidade religiosa, outras correntes se tornam mais ameaçadoras e ao menos por enquanto, o simbolismo das Ordens Secretas pode ser admirado e estudado com maior tranquilidade.
  
  
1 – VILAÇA, Antonio Carlos. História da Questão Religiosa no Brasil. 
Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1974. P. 7.

2 – Visconde do Rio Branco, José Maria da Silva Paranhos 
(* 16 .03. 1819 Salvador BA. + 0.111.1880, RJ). Seu pai era o português e tio coronel de
 engenheiros foi estudar no Rio de Janeiro onde ingressou no curso de Engenharia na Escola Militar. 
Afiliou-se membro da Maçonaria por volta de 1840, chegando a publicar um folheto a respeito da "Constituição Maçônica". 
Importante político da época, tornou-se Grão-Mestre da Loja da rua do Lavradio,  
cooperando com a publicação de vários jornais anticlericais editados pela maçonaria, 
entre eles no Rio, o jornal A Família; em São Paulo, o Correio Paulistano; 
em Porto Alegre, O Maçom; no Pará, o Pelicano; no Ceará, A Fraternidade; 
no Rio Grande do Norte, A Luz; em Alagoas, 
O Labarum e em Recife, dois, A Família Universal e A Verdade. 
Foi um dos ministérios mais duradouros do período imperial, com participação 
de políticos de ambos os partidos. Coube a Paranhos sancionar a Lei do Ventre Livre 
(28 de setembro de 1871) e enfrentar a questão epíscopo-maçônica nos anos de 1873/1874. 

3 - D. Frei Vital Maria Gonçalves de Oliveira (* 27.11.1844 PE, + 1878, Paris.FR)  
com nome civil foi Antônio Júnior. Estudou no Seminário de Olinda, 
e depois em S. Sulpice em Paris, se tornando capuchinho. 
Posteriormente passou por outros dois seminários europeus antes de retornar ao Brasil, 
em 1868, vindo a integrar o corpo docente no Convento dos franciscanos em São Paulo. 
Em março de 1872 foi sagrado bispo por indicação do Governo do Império do Brasil, 
e nomeado bispo de Olinda e Recife e tomou posse de seu cargo em 24 de Maio de 1872. 
D. Vital,  morrreu aos 33 anos de idade, em Paris. Seu corpo foi enterrado na cripta dos 
franciscanos em Versalhes, de onde, mais tarde, foi trasladado para o Recife. 
Está enterrado na Basílica de N. Sra. da Penha, em Recife. 
OLIOVOLA O.F.M, Frei Feliz de. D. Vital -- Um Grande Brasileiro.
 Edição da Imprensa Universitária, Recife, 1967.

4 - A Lei do Ventre Livre, também conhecida como “Lei Rio Branco” foi uma 
lei abolicionista, promulgada em 28 de setembro de 1871 (assinada pela Princesa Isabel). 
Esta lei considerava livre todos os filhos de mulher escravas nascidos a partir da data da lei.
 Tinha por objetivo principal possibilitar a transição, lenta e gradual, no Brasil do
 sistema de escravidão para o de mão-de-obra livre. Vale lembrar que o Brasil, 
desde meados do século XIX, vinha sofrendo fortes pressões da Inglaterra para abolir a escravidão. 
  Junto com a Lei dos Sexagenários, A Lei do Ventre Livre (1887), 
a Lei do ventre Livre serviu também para dar uma resposta, embora fraca, 
aos anseios do movimento abolicionista.

 5 – Voce pode acessar o livro através deste link:

6 - O último documento da Igreja sobre o assunto foi produzido pela Sagrada 
Congregação para a Doutrina da Fé, em 26/11/1983, e assinado pelo 
Cardeal Joseph Ratizinger, que os maçons consideram como seu inimigo figadal.  
A Declaração afirma: “Permanece imutável o parecer negativo da Igreja a respeito
 das associações maçônicas, pois os seus princípios foram sempre considerados
 inconciliáveis com a doutrina da Igreja, e por isso permanece proibida a inscrição nelas. 
  Os fiéis que pertencem às associações maçônicas, pois os seus princípios foram sempre 
considerados inconciliáveis com a doutrina da Igreja, e por isso permanece proibida a inscrição nelas.  
Os fiéis que pertencem às associações maçônicas estão em estado de pecado grave, e não podem aproximar-se da Sagrada Comunhão”. http://www.presbiteros.com.br/site/maconaria-um-pouco-de-historia/



terça-feira, 12 de agosto de 2014

A influência das ordens secretas no plano urbano da cidade de Paraty.

“ A relação entre a Maçonaria e a sociedade em geral sempre foi dúbia. 
Por um lado, as boas obras e as significativas contribuições dos maçons foram largamente aplaudidas; 
por outro, o segredo que envolve a Ordem foi objeto de incompreensão, suspeita e temor.”
W. Kirk MacNulty  1


         Atualmente, a Maçonaria se justifica por sua vocação filantrópica fundamentada em princípios  filosóficos - 2.  Apesar de não possuir definição político ou religiosa, historicamente a Ordem sempre se manifestou no campo ideológico, o que ocasionava certa alternância em aliados do poder ou inimigos destes. Perseguidos na Europa começaram a chegar ao Brasil no século XVIII, durante o ciclo do ouro, muitos se estabelecendo na cidade de Paraty, que na época era o ponto intermediário entre a capital e as minas.

Vista de rua em Paraty - RJ. Decoração simbólica nas fachadas.
Fonte: www.google.com.br

         O Porto Principal de Paraty , atual Cais,   foi construído em 1722, mesmo período emq eu a Vila recebeu uma trincheira para protegê-la , hoje a Praça da Bandeira.  Todas essas obras foram realizadas devido ao aumento no fluxo comercial ocasionado pelo escoamento do ouro, gerando uma melhora na economia na cidade,  permitindo o empenho para novas construções e benfeitorias não só relativas à segurança, mas também relacionadas ao transporte. Com relação ás edificações residenciais  a  Vila de Paraty tornava-se promissora,  ostentando 400 casas construídas com paredes de pedra e cal ou na técnica de pau-a-pique, sendo que dentre todas essas casas, 40 eram grandes sobrados. As casas comerciais somavam um total de 60 estabelecimentos que comercializavam principalmente aguardente, secos e molhados, e outras mercadorias trazidas de Minas Gerais, região de São Paulo e até mesmo da Europa. Todo esse fluxo comercial justificou o título de segundo porto da Colônia Portuguesa, no ano de 1750.  3

Mapa do centro histórico de Paraty - RJ.
Fonte: www.google.com

         Com o progresso econômico a Maçonaria buscou demarcar a Vila de Paraty com sinais característicos de sua simbologia tendo em vista fazer-se reconhecer frente aos outros afiliados vindo de todos os lugares – 4 – e a  influência da ordem pode ser notada em vários detalhes da arquitetura da cidade até hoje.  Nessa época, a cidade já possuia um “arruador”    5,  que chamava-se Antônio Fernandes da Silva.  Embora o mesmo justificou esse traçado para evitar o vento encanado nas casas e distribuir equitativamente o sol nas residências, tal desenho contribuiu para a criação de três cunhais de pedra nas casas das esquinas,  formando um triângulo imaginário que, decorados com figuras geometrias e intrincados esquemas compositivos que geram desenhos complexos, contribuiu de forma positiva para “marcar” a presença dos maçons da cidade.  6.   Outra contribuição do arruador foi o plano urbano do centro de Paraty  construído com 33 quarteirões. Mesmo as plantas das casas foram feitas na escala 1:33.   7

           Sobre a decoração das fachadas das casas, especula-se que a cor azul-hortência presente nas janelas e portas tenha alguma relação com a Ordem Maçônica , a exemplo da cidade portuguesa de  Óbidos,  cuja ordem também teve importante influencia.  Outra questão apresentada como especulativa é o fato do primeiro padroeiro da cidade ser São Tiago de Compostela, santo cuja história se aproxima da mística da ordem.   8

Decoração dos "cunhais" das casas de Paraty.
Fonte: www.google.com.br

           Em uma cidade com arquitetura tão interessante como Paraty, a beleza da decoração arquitetônica facilita que o espectador se perca tentando decifrar estes intrincados códigos. Além disso, as lacunas dos documentos históricos impedem uma definição sobre os interesses que existiam ao se planejar esta vila tão importante do ponto de vista econômico e político no século XVIII. Independente de qualquer documento, podemos ainda barrar no sigilo da Maçonaria, ordem que prima pelo segredo. O labirinto é enorme, e este artigo assim como outros escritos sobre a cidade ou sobre a Maçonaria quer apenas revelar a importância e Paraty ou mesmo da ordem, eliminando qualquer preconceito no intuito de valorizar o trabalho dos “irmãos pedreiros” e sua parcela de importância no progresso da humanidade.

           “A Maçonaria oculta os seus segredos de todos, à exceção dos seus seguidores e sábios, ou os Eleitos, e utiliza falsas explicações e falsas interpretações dos seus símbolos para induzir a erro aqueles que merecem ser induzidos em erro; para ocultar a Verdade destes e para a manter afastada dos mesmos.”  General Albert Pike.


1 – MACNULTY, W. Kirk. A Maçonaria: símbolos, segredos , significado. 
Editora Martins Fontes, São Paulo, 2012. P 216.

2 - Até o final dos anos de 1600 os maçons ditos “operativos” tiravam seu sustento da arte de construir. 
Depois desta data as características do ofício começaram a mudar e até a metade do século XVIII 
as Lojas perderam o interesse pelo comércio e passaram a exercer atividades 
de cunho social e beneficente, abrindo espaço para cavalheiros e negociantes sem nenhum contato 
com a “Arte de Construir” – antigo ofício de pedreiro –, que consolidaram os ensinamentos e princípios especulativos da Maçonaria Moderna. 
CARR, Harry. O Ofício do Maçom. Editora Madras. São Paulo, 2007


4 – Em 1833 fundaram na cidade a Loja Maçônica “União e Beleza”
 (na esquina da rua do Comércio com a rua da Cadeia), certamente os mais responsáveis pela
 influencia da ordem na  arquitetura da cidade. 
Um dos fundadores desta loja maçônica foi o vereador José Campos do Amaral, 
que convenceu a Câmara a formular neste ano  o código de postura e obras de Paraty, 
obedecendo alguns critérios maçons. Graças a esse código e ao isolamento geográfico ocorrido entre 1870 e 1950 a cidade manteve preservadas suas características arquitetônicas.
 Quando do fechamento da Loja União e Beleza alguns móveis com símbolos maçons foram doados à Câmara dos Vereadores, onde se encontram até hoje.

5 – No período colonial o arruador era  a pessoa encarregada de
 organizar as construções das ruas, das casas, das praças planejando o traçado das cidades.

6 – Diferente do que acontecia na Europa em que os símbolos maçons tinham que ser discreto 
por causa das frequentes perseguições, o mesmo não acontecia em Paraty onde os 
sobrados cujos proprietários eram maçons possuíam faixas repletas de desenhos geométricos de linguagem Maçônica, preservados até hoje no centro histórico da cidade. 
Em alguns casos, através dessa simbologia, o iniciado poderia até saber o grau do maçom de cada residência.

7 –  O 33 é um número de elevada importância para a Maçonaria que, segundo a interpretação ortodoxa da Bíblia, 
seria a duração em anos da vida de Cristo. 
Derivando desse número, o triângulo isósceles é o símbolo maçom por excelência, presente em toda a representação da ordem seja na decoração de seus edifícios ou mesmo em publicações de seu editorial.


8 – Tais informações não foram encontradas em livros acadêmicos. 

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

A lenda do tesouro perdido, filme 2004

"A lenda do tesouro perdido" (titulo original National Treasure) é um filme de aventura americano, produzido e lançado pela Walt Disney Pictures no ano de 2004. Foi escrito por Jim Kouf, Ted Elliott, Terry Rossio, Cormac Wibberley e Marianne Wibberley, produzido por Jerry Bruckheimer e dirigido por Jon Turteltaub. É o primeiro filme da trilogia "National Treasure", estrelado por Nicolas Cage, Harvey Keitel, Jon Voight, Diane Kruger, Sean Bean, Justin Bartha e Christopher Plummer.


Nicolas Cage interpreta Benjamin Franklin Gates, um historiador e criptologista amador em busca de um tesouro perdido contendo metais preciosos, jóias, obras de arte, além de outros artefatos. Este tesouro faz parte de uma  coleção foi feita   por saqueadores e guerreiros ao longo de muitos milênios,  começando no Antigo Egito, mais tarde redescoberto pelos Cavaleiros Templários, e mais eventualmente escondido por maçons dos Estados Unidos durante a Guerra Revolucionária Americana. A busca segue a partir de um mapa codificado no verso da Declaração de Independência, que mostra os pontos para a localização do "tesouro nacional", mas Gates não está sozinho em sua busca. Quem pode roubar a Declaração e decodificá-lo encontrará o maior tesouro da história primeiro!

Até por se tratar da busca do suposto neto de um maçom, várias cenas apresentam conversas marcadas por simbolismo, desde o "olho" na cédula do dolar americano, até as passagens revelando o interior de edificações egípcias. Vale a pena estar atendo para encontrar os códigos secretos que permeiam o filme. Abaixo, o trailler oficial de National Treasure:


terça-feira, 5 de agosto de 2014

A ordem dos irmãos "pedreiros".

" Se dentro do Compasso ficares, decerto estarás,
livre de um problema que aos demais afligirá."
Mensagem maçônica. 1


           De todas as ordens secretas, talvez a de menor complexidade e maior facilidade de compreensão é a Maçonaria. Diferente das outras ordens cuja origem muitas vezes se perde no tempo ou mesmo na história, a ordem dos irmãos maçônicos se correlaciona com a evolução da arquitetura já que surgiu nos canteiros de obra das mais importantes edificações do período medieval. 2   Nasceu na Europa católica, quando a poderosa Igreja proibia reuniões de pessoas que pudessem questionar ou colocar em risco seu domínio. Assim, para fugir dos inquisidores, grupos da iniciante classe média (intelectuais, artesões e comerciantes) formaram uma espécie de associação secreta, que visava a busca da verdade através da razão e da ciência e não apenas através da fé. 

Ilustração de Rito Maçônico.
fonte: www.google.com

       Segundo estudiosos, a Maçonaria se inspirou na organização dos pedreiros que trabalharam na construção do Templo de Salomão 3 , originalmente erguido no estado de Israel. Para gerir um empreendimento monumental  numa época com poucos recursos tecnológicos ou sistemáticos, criou-se uma metodologia simples e funcional, e para fins de remuneração e obediência os pedreiros foram divididos em três classes: aprendiz, companheiro e mestre.  4   Cada classe tinha um conjunto de códigos e sinais para que se reconhecessem entre si e, para não ocorrer tumultos ou brigas, frequentemente  haviam reuniões onde os mestres conscientizavam a importância do respeito mútuo e ajuda ao próximo para que aquele empreendimento pudesse chegar ao fim.

           Embora não existam dúvidas quanto ao momento histórico que originou a Maçonaria, a simbologia que a ordem utiliza nos textos ou mesmo na decoração de seus edifícios  possui uma linguagem complexa e algumas vezes duvidosa  para os não-iniciados, se apropriando de figuras geométricas e sinais com conotação esotérica  5 , além de gestos e posturas com total coerência ás crenças originais. Das muitas figuras utilizadas pelos maçons, talvez a única figura cuja compreensão é universal é a do “triangulo” que já na Antiguidade Clássica estava ligado a Deus, ou como é mais conhecido pelos maçons, o Grande Arquiteto do Universo. 

Painél com simbolismo maçônico.
fonte: www.google.com

          Mesmo com certa tendência mística a maçonaria é uma organização não religiosa, cujos membros podem ser de qualquer credo, desde que acreditem num único Deus. Apesar de não possuir definição político ou religiosa, a maçonaria sempre procurou interferir no campo político-ideológico, o que faziam ora estar no poder, ora serem perseguidos. Perseguidos na Europa, começaram a chegar ao Brasil no século XVIII, durante o ciclo do ouro.


         No Brasil ou mesmo no exterior, a influência da ordem pode ser notada no panorama de inúmeras cidades, seja pela presença do monumento com a letra “G” em um ponto urbano importante, ou pela imponência do edifício de suas “lojas”.  Se na Europa os símbolos maçons tinham que ser discreto por causa das freqüentes perseguições, o mesmo não acontecia aqui pois desde a chegada dos primeiros maçons – estabelecidos na Bahia em 1807  –  houve total simpatia com a ordem secreta fazendo com que muitos padres participassem como afiliados apesar do mandamento contrário da Igreja – 6 – cujo exemplo urbano  pode ser observado no centro histórico de Paraty, em que os  sobrados cujos proprietários eram maçons possuem faixas repletas de desenhos geométricos de linguagem maçônica.


1. Mensagem maçônica.

2. Segundo o dicionário Michaelis, a palavra ma.çon. nm 1 pedreiro. 2 maçom.
Talvez daí venha a relação da Maçonaria com pedreiros, se apropriando de  alguns símbolos
 relacionados à essa atividade profissional e subvertendo seu papel primário 
para outro com sentido mais místico

3. A inspiração na arquitetura do antigo Templo de Salomão está presente tanto na própria 
decoração das lojas – onde duas colunas erguem-se em lugar de destaque com simbologia 
específica – ou mesmo na estrutura organizacional da ordem – caso do segundo grau, 
cujo painél possui a representação deste templo aludindo à frase bíblica
 “Não sabeis que vós sois o templo?”.  – segundo MacNulty, W. Kirk. A Maçonaria. Simbolos, segredos e significado. Editora Martins Fontes, São Paulo, 212.  p 166

4. Os três primeiros Graus da Maçonaria  - os de Aprendiz, Companheiro e Mestre – 
são os chamados Graus simbólicos e são o fundamento da Ordem Maçônica;
 juntos reúnem todo o ensinamento essencial da ordem.

5. Na Idade Média, a geometria era entendida como um atributo da Divindade.
 Vários manuscritos apresentam a figura de um homem portando um compasso ou
 alguma instrumento de desenho, simbolizando na maioria das vezes o 
Deus Maior projetando o Universo. Essas crenças estavam em sintonia com a concepção maçônica
 do “Grande Arquiteto do Universo”, o principio criativo que governa todas as coisas.  – MacNulty, W. Kirk. A Maçonaria. Simbolos, segredos e significado. Editora Martins Fontes, São Paulo, 212.

6 . O cenário favorável à Maçonaria no Brasil foi algo diferente do que houve em toda a Europa, 
onde a Igreja Católica perseguia os membros afiliados cumprindo a 
Bula Papal do Papa Clemente XII, do ano de 1738. 
MacNulty, W. Kirk. A Maçonaria. Simbolos, segredos e significado. 
Editora Martins Fontes, São Paulo, 212. p 128.