segunda-feira, 25 de abril de 2016

Santiago de Compostela: a evolução da arquitetura através do estudo de suas fachadas.

“(...) Decorada com mais de cem imagens esculpidas grande parte delas em  mármore branco polido, 
a parte das peças puramente ornamentadas, aos raios de Sol refletiam esplendorosamente 
a glória daquele Apóstolo que ali aparecia contemplando o inenarrável de seu excelso Mestre. 
E os peregrinos ao admirarem tanta grandiosidade e  tanta beleza, proclamavam cheios de emoção e entusiasmo, 
como fazia o Autor do Livro V  do Códice Calixtino, que verdadeiramente era gloriosa
 a Tumba do Evangelizador da Espanha.”  1

A Catedral de Santiago foi modificada em numerosas ocasiões desde a sua construção, com diversas obras e ampliações que foram alterando substancialmente a planta em cruz latina original. Atualmente é um edifício complexo, do qual dificilmente o visitante consegue ter uma percepção clara da sua arquitetura e distribuição dos diversos espaços e estruturas. 2

Planta baixa original da Catedral.
Fonte: www.google.com

O “Guia do Peregrino” escrito por Aymeric Picaud entre 1135 e 1140, integrado no Códice Calixtino, constitui a primeira descrição detalhada do que era a cidade de Santiago e a sua catedral no século XII, dedicando a este tema todo o capítulo IX. Picaud descreve as dimensões da basílica: 53 "alturas de homem" (em latim: status hominis) de comprimento por 39 de largura e 14 de altura interior. 3  Descreve detalhadamente as três portas principais: a setentrional ou Francígena, a meridional, que posteriormente ficaria conhecida como Porta das Pratarias e a porta ocidental. Desta última há muito menos detalhes, mas menciona a imagem e cenas da Transfiguração. O certo é que quando visitou a catedral, ainda não estavam terminados os últimos tramos da nave nem podia ainda existir tal porta, pelo que se supõe que o que descrevia era o projeto que nunca chegou a ser realizado e que Mateus redesenhou anos depois. 4

Fachada do Obradoiro, atualmente com predominância da tipologia barroca
Fonte: www.google.com

Na atualidade, cada uma das fachadas forma com as respectivas praças conjuntos urbanísticos magníficos. Fachada do Obradoiro é o nome dado à fachada ocidental da catedral, pela qual se entra na nave principal. Dá para a praça homônima, a mais emblemática da cidade, em tipologia barroca. O seu nome é uma alusão ao estaleiro ou oficina (obradoiro) de canteiros que funcionava na praça durante a construção da catedral.  Para proteger o Pórtico da Glória da deterioração que sofria devido às inclemências meteorológicas, esta fachada e as suas torres sofreram várias reformas desde o século XVI, preservando o projeto românico concluído pelo Mestre Mateus em 1.188. Em 1738 o cabido decidiu construir a atual fachada barroca devido “à ruína de que padecia o espelho (rosácea) e à falta que faz a torre pela igualdade com a outra”, para o que contratou Fernando de Casas Novoa, discípulo de Domingo de Andrade. A fachada desenhada por aquele arquiteto dispõe de grandes janelas envidraçadas que permitem iluminar o interior e situa-se entre as torres das Campás (à direita ou ao sul) e da Carraca (à esquerda ou ao norte). Para a sua construção começou por derrubar-se o que então restava da fachada medieval. Neste novo projeto, designou-se a meio do corpo central a figura de Santiago Apóstolo e num nível mais abaixo os seus dois discípulos Atanásio e Teodoro, todos vestidos de peregrinos. Também encontram-se uma urna, representando o sepulcro encontrado no século IX e a estrela que representa as luzes avistadas pelo eremita Pelágio, de acordo com a lenda sobre o local, entre anjos e nuvens. Na torre da direita (sul) está Maria Salomé, mãe de Santiago, e na torre da esquerda o seu pai Zebedeu. Sobre a balaustrada da parte esquerda pode ver-se Santa Susana e São João e na da direita Santa Bárbara e Santiago Menor.

Palacio Farnese e sua escada de acesso.
Fonte: www.google.com

Detalhe da escada de acesso à catedral a partir da Praça do Obradoiro
Fonte: www.vigoenfoto.com
A porta da catedral está num nível bastante mais elevado do que o da Praça do Obradoiro, pelo que para subir até à entrada há uma escadaria, construída em 1606 por Ginés Martínez em estilo renascentista, inspirada na que Giacomo Vignola desenhou para o Palácio Farnese em Roma, em forma de losango, com dois lanços que rodeiam a entrada para a antiga cripta românica do Mestre Mateus, denominada popularmente "Catedral Velha".Entre o plano da fachada do Obradoiro e o antigo portal românico (o Pórtico da Glória) há um nártex coberto. Esta fachada tornou-se um símbolo da catedral e da cidade de Santiago de Compostela, o que é atestado, por exemplo, pelo fato de aparecer no reverso das moedas de um, dois e cinco cêntimos de euro de Espanha.

Entrada Porta das Pratarias.

Pormenor da porta da Fachada das Pratarias
Fonte: www.google.com
A porta de Acibechería é também barroca; foi iniciada por Lucas Ferro Caaveiro e Clemente Fernández Sarela e terminada por Lois Monteagudo. A única fachada medieval que ainda subsiste, ainda que também com modificações, é a das Pratarias, construída pelo Mestre Estevo, que é a fachada do lado sul do cruzeiro da catedral.  Embora tenha sido edificada entre 1103 e 1117, durante os séculos posteriores foram-lhe sendo adicionados outros elementos provenientes de outras partes da catedral, como o Pórtico do Paraíso ou o Coro Pétreo.  Outras modificações substanciais foram a construção da Torre do Relógio no século XIV e da Fachada do Tesouro. A Praça das Pratarias é delimitada pela catedral e pelo seu claustro em dois dos seus lados, tendo em frente à ela a Casa do Cabido. Ao que tudo indica, o nome das Pratarias deve-se ao fato da praça ser o local da cidade onde se concentravam as oficinas e lojas de ourives de prata. 

Tímpano da porta: Cristo sendo tentado pelo demônio.

Tímpano da porta: a vida e paixão de Cristo.
Fonte: www.google.com

Consta de duas portas de entrada com arquivoltas e tímpanos intensamente decorados. As arquivoltas assentam sobre onze colunas adossadas; a central e a dos extremos são de mármore branco e as restantes são de granito. Na do centro aparecem as figuras de doze profetas e nas laterais estão representados os apóstolos. Sobre os tímpanos há um grande friso que está separado do corpo superior por uma franja sustentada por cachorros grotescos; neste nível encontram-se duas janelas decoradas com arquivoltas românicas.  No friso central encontra-se a figura de Cristo, com várias outras personagens e diversas cenas; à sua direita há seis pequenas figuras de meninos cantores que pertenceram ao Coro Pétreo do Mestre Mateus e que foram colocados neste pórtico em finais do século XIX.  A disposição original dos elementos iconográficos foi desvirtuada desde que no século XVIII foram introduzidas numerosas imagens da antiga fachada da Acibechería então desmantelada. Num medalhão central aparece o Pai Eterno (ou Transfiguração de Jesus) com as mãos abertas e sobre os arcos do extradorso figuram quatro anjos com trombetas que anunciam o Juízo Final.

No tímpano da porta esquerda aparece Cristo tentado por um grupo de demônios. À direita aparece uma mulher meio despida com uma caveira nas mãos, que pode ser Eva ou a mulher adúltera, sentada sobre dois leões. Nas jambas estão representados Santo André e Moisés. No contraforte esquerdo o rei bíblico David sentado no seu trono com as pernas cruzadas, translúcidas através do fino tecido da sua roupa, e tocando uma viola, personifica o triunfo sobre o mal e é uma obra destacada do românico, esculpida pelo Mestre Estevo, conhecido como o Mestre de Pratarias.  No mesmo contraforte há também uma imagem da criação de Adão e de um Cristo bendizendo. Muitas destas figuras procedem da fachada românica norte, ou do Paraíso, substituída pela atual fachada da Acibechería e foram colocadas no século XVIII.

No tímpano da porta direita há várias cenas da Paixão de Cristo e da Adoração dos Reis Magos. Numa das jambas pode ver-se a inscrição que comemora a colocação da primeira pedra: ERA / IC / XVI / V IDUS / JULLII. A inscrição segue o calendário romano e segundo a contagem da chamada Era Hispânica corresponde a 11 de julho de 1078. Uma imagem, não identificada, com uma raposa que devora uma lebre e outra, frente a esta, com uma mulher mal vestida com um animal no colo, procedem de outro lugar. Na parede da Torre Berenguela, há outras imagens que representam a criação de Eva, Cristo num trono e o sacrifício de Isaac.

Acesso principal da Porta Santa.
Fonte: acervo pessoal.
Ainda há uma última porta emblemática, que vale ser destacada tanto pela beleza arquitetônica quanto pela importância religiosa. A porta santa localiza-se em uma das fachadas da catedral, sendo aberta apenas em anos jacobeus ou compostelanos, 5  vindo a abrir novamente em 2021. Foi construída, ou aberta, no século XVII perfurando a velha parede românica de forma a criar um acesso direto desde a Praça até à cripta, estando a porta ao fundo. É este o "Pórtico de Perdón": é como um painel de pedra que recebe o peregrino, mas não a porta em si que o faz. É chamada popularmente "Puerta de los veintisiete sabios" (Porta dos Vinte e Sete Sábios). Estes vinte e sete sábios são Santiago, os seus discípulos e os vinte e quatro anciães do Apocalipse. A cerimônia de abertura da porta é seguida de uma procissão religiosa conduzida pelo Arcebispo e pelas autoridades políticas, por vezes, o Rei, que se aproxima da porta e pedem ao Apóstolo licença para entrar. O ritual consiste em bater à porta com um grande martelo de prata, que permanece no tesouro da catedral, três vezes, perguntando: "Podem os pecadores entrar na Casa de Deus?".  A porta atual foi oferecida por um grupo de empresários e negociantes de Compostela, feita em bronze, substituindo a parede de pedras que bloqueava o acesso e que era demolida todos os Anos Santos. Como agora se tem uma nova porta, não se sabe como isso vai afetará o velho ritual. O que se sabe é que a decisão de mudar o velho muro por estas suntuosas portas ficou a dever-se a razões estéticas.

Porta Santa vista a partir do interior da catedral.
Fonte: turgalicia.com

Notas:

1. FERREIRO, Antonio López. Historia de la Santa A. M. Iglesia de Compostela. Tomo III. Libro Segundo. Los Tres Primeros Siglos de La Iglesia Compostelana. Parte Segunda. Pág 112. Santiago, Espanha, 1900.

2. De acordo com o Códice Calixtino, o projeto completo contempla 9  naves, sendo 6 pequenas e 3 grandes, 9 torres, 29 colunas, 63 janelas, 3 pórticos principais e 7 pequenos.

3. Ou seja, respectivamente, 90, 66 e 24 metros segundo a conclusão de alguns estudiosos, ou mais especificamente  97, 65 e 22 metros segundo a correção do historiador Lopez Ferreiro. Segundo o arquiteto norte-americano Kenneth John Conant (1894–1984), cuja tese de doutoramento se intitulou “The Early Architectural History of the Cathedral of Santiago de Compostela” ("A história arquitetural primitiva da Catedral de Santiago de Compostela"), esta medida de um status hominis equivale a 1,70 m. Para mais informações a respeito do uso da escala humana em edificações de cunho religioso, ver a tag  COVADO

4. “A ambigüidade com que o Códice Calixtino descreve uma suposta fachada ocidental da catedral anterior à obra de Mateus, assim como a ausência de vestígios arqueológicos ou arquitetônicos dela, levam a concluir que, ainda que seja possível que existisse um projeto, e mesmo uma oficina onde se trabalhasse em peças destinadas a essa porta, a catedral não foi terminada até à construção da fachada exterior do Pórtico da Glória.” Yzquierdo Peiró, 2011.

 5 . Veja as datas dos anos jacobeus: Dia do Apóstolo_Ano Jacobeo no site
http://sant-iagodecompostela.blogspot.com





sexta-feira, 22 de abril de 2016

Santiago de Compostela: antecedentes históricos das peregrinações

“ Pois nos nossos dias nos foi revelado o prezado tesouro do bem aventurado Apóstolo, 
ou seja, o seu santíssimo corpo. Ao conhecê-lo, com grande devoção e espírito de súplica, 
apressei-me a ir adorar e venerar tão precioso tesouro, 
acompanhado da minha corte, e dendemos-lhe culto no meio de lágrimas e orações 
como Patrono e Senhor de Espanha, e pela nossa própria vontade, 
outorgámos-lhe o pequeno obséquio antes referido, 
e mandamos construir uma igreja em sua honra. ”  

Rei Afonso II, o Casto, 4 de setembro de 834, justificando a construção da Capela a Santiago. 1 .

A concha símbolo do caminho de Santiago de Compostela pode ser identificada em todo o piso da cidade.
Foto: arquivo pessoal 
Internacionalmente famosa como um dos destinos cristãos mais importantes do mundo, a cidade de Santiago de Compostela a noroeste da Espanha, possui popularidade possivelmente só superada por Roma e Jerusalém no que diz respeito as peregrinações. Ligado a esta tradição, que remonta à fundação da cidade no século IX, destaca-se a catedral de Santiago, que abriga o túmulo de Santiago Maior, um dos apóstolos de Jesus Cristo. A visita a esse túmulo marca o fim da peregrinação, cujos percursos, os chamados Caminhos de Santiago ou Via Láctea, se estendem por toda a Europa Ocidental ao longo de milhares de quilômetros.


Angulos da cidade de Santiago, com sua arquitetura medieval.
Fotos: arquivo pessoal.
As origens do culto a São Tiago na Galícia se perdem na história. Contudo, em finais do século VII, textos revelam a divulgação no noroeste da Península Ibérica, de uma lenda que contava que o corpo do apóstolo Tiago teria sido enterrado naquelas terras após o período de evangelização. A evangelização da Hispânia por Santiago é mencionada pelo arcebispo Isidoro de Sevilha (560-636)  no seu tratado “De Ortu et Obitu Patrum” e pelo bispo inglês Adelmo de Malmesbury (639-709). Segundo esta lenda, na primeira década do século IX (especificamente no ano de 813, e oito séculos após a morte do apóstolo Santiago), um eremita chamado Pelágio (ou Paio) juntamente com outros fiéis, viu umas luzes estranhas perto do lugar conhecido como Solovio, num bosque chamado Libredón, e comunicou a ocorrência a Teodomiro, na ocasião bispo de Iria Flávia. Depois de três dias de jejum, o bispo e seu séqüito deslocaram-se ao local e descobriram entre o matagal um monumento construído em placas de mármore, constituído por um pequeno edifício abobadado em ruínas. Numa câmara do interior havia um túmulo em mármore e um altar, pelo que não tiveram duvida alguma de que se tratava do sepulcro do apóstolo e dos seus dois discípulos Atanásio e Teodoro.

Rei Alfonso II, em iluminura do século X.
Fonte: www.google.com
O bispo comunicou o achado ao rei das Astúrias e Galícia Alfonso II, o Casto, que se deslocou imediatamente com sua corte ao local, outorgando ao bispo as terras vizinhas ao sepulcro e as suas respectivas rendas. Dada a importância religiosa e política do achado, o rei Afonso II mandou construir uma igreja pequena e simples sobre o cemitério e “supra corpus apostoli” (“por cima do corpo do apóstolo”), junto a um batistério e outra igreja dedicada ao Salvador. Para tal foram derrubadas as colunas existentes e construída uma parede rodeando a arca de mármore e formando uma nave de planta retangular, com uma pequena ábside, estando todo o conjunto coberto com um teto em madeira. 

Escultura do rei Alfonso II, localizada na cidade de Santiago de Compostela
Fonte: arquivo pessoal.
  Desse primeiro templo pouco se conserva atualmente. Um pouco depois, durante o reinado de Afonso III, o Grande, devido ao número crescente de peregrinos e às pequenas dimensões da igreja, decidiu-se construir um novo templo, de maiores dimensões e com melhor construção do que o existente. A nova igreja foi construída segundo os princípios pré-românicos, com três naves e uma abside quadrangular, que integrou a igreja anterior no presbitério. As sepulturas de Santiago e dos seus discípulos não foram mexidas. O teto era ainda de madeira, com duas águas. Desse período, ainda existem restos da parte superior de três janelas laterais, em arco de ferradura.

No verão de 997, Santiago de Compostela foi atacada por Almançor, o governante do Califado de Córdoba. Prevendo esse ataque, o bispo Pedro de Mezonzo tinha mandado evacuar a cidade. O exército de Almançor incendiou a cidade e o templo pré-românico, mas respeitarou o sepulcro do apóstolo, um gesto que é comparado ao de Átila ao poupar Roma. A conservação do sepulcro permitiu que o Caminho de Santiago continuasse apesar da destruição do santuário, que voltou a ser reconstruído cerca do ano 1000 pelo bispo Pedro de Mezonzo. 2

Códice Calixtino original.
Foto: www.google.com
 O templo do século X também se mostrou pequeno para atender às numerosas peregrinações que acorriam à cidade. Sob o impulso do rei Afonso VI, o Bravo e do bispo Diego Páez em 1075 foram iniciadas as obras para construir uma grande catedral românica, a cargo dos mestres de obras Bernardo, o Velho, que concebeu e desenhou o projeto, e do seu ajudante Galperinus Robertus. Segundo Códice Calixtino  3 , trabalharam na construção 50 equipes de obras   4 .  Em 1101, o Mestre Estêvão abandonou a cidade de Compostela, deixando completas as capelas do deambulatório e iniciadas as obras da fachada das Pratarias. A partir daí os trabalhos prosseguiram com regularidade; em 1111 foram terminadas as obras no cruzeiro, em 1122 (de acordo com o mesmo Códice Calixtino) foi colocada a última pedra.  Diego Gelmires teve um papel crucial não só na construção da catedral como na intensa atividade de construção vivida na cidade nessa época. Tendo sido nomeado bispo em 1100, em 1120 tornou-se o primeiro arcebispo de Compostela. E apesar de tantos períodos com as obras paradas, a grande quantidade de esmolas conseguidas possibilitou que a igreja fosse consagrada em 1128.

No ano de 1140 deu-se início a mais uma fase de construção, quando já estavam construídos e cobertos seis tramos das naves. Nesta fase as obras estiveram a cargo do Mestre Mateus, que respeitou a organização arquitetônica precedente e que em 1168 começou a construir o Pórtico da Glória. Não obstante as obras terem prosseguido por boa parte do século XIII, a catedral foi consagrada definitivamente em abril de 1211. Nos motivos esculpidos nos capitéis da nave central é notória a evolução dos mestres da obra: nos primeiros — a contar do cruzeiro — aparecem parelhas de animais fantásticos e reais (águias, leões, pombas e sereias) e, ocasionalmente, figuras humanas; os quatro últimos tramos já são claramente obra da oficina de Mateus: folhas lisas ou espiraladas, por vezes com figuras humanas assomando-se entre elas, monstros, leões, dragões e lobos.

A catedral de Santiago, vista a partir da praça do Obradoiro.
Fonte: www.google.com
Durante os séculos XVII e XVIII foram levados a cabo transformações profundas na catedral, tendo sido introduzidos elementos barroco, tanto no interior como no exterior da basílica. As obras começaram a partir de 1643, quando Filipe IV outorga uma renda anual para financiar as obras na cabeceira. Em 1649 chega à cidade José Vega y Verdugo, que introduz verdadeiramente o barroco na catedral. Em 1657 o arquiteto madrileno Pedro de la Torre inicia a remodelação da capela maior.

Praça do Obradoiro com edificação do Hospital dos Reis Católicos.
Fonte: www.google.com
 Como era de se esperar para uma edificação com história tão movimentada, a população que atualmente vive na cidade teve como origem a própria catedral, seja por questões religiosas ou pela necessidade de mão de obra para a construção do edifício, o que desperta grande interesse para estudarmos mais a fundo a igreja maior. Mesmo a praça que hoje é o lugar principal de chegada dos peregrinos e onde se observa melhor a fachada da igreja, denominada Praça do Obradoiro, teve seus limites preservados porque era ali nesta esplanada onde se localizavam os canteiros de obras no período de sua construção. E, em se tratando de uma obra arquitetônica grandiosa que teve inicio na Idade Média, é fácil acreditar que agrupamentos de ordens místicas eram atuantes nestes canteiros, como provam a existência de alegorias mitológicas na decoração da catedral ou os códigos inseridos em pilares ou blocos de pedras do interior da Igreja. No próximo artigo trataremos mais da arquitetura mística da Catedral analisando textos do Códice Calixtino e imagens da arquitetura do lugar.
  
Notas:

1 - BRAVO Lozano & Raurich. El Camino de Santiago inolvidable, Editora Everest. Leon, Espanha. 1999, p. 5


3 - O Liber Sancti Jacobi, também referido como Codex Calixtinus ou Códice Calixtino (Santiago de Compostela, Arquivo da Catedral, s.n.), é um manuscrito iluminado de meados do século XII.  É conhecido do grande público pelo seu livro V, que se constitui no mais antigo guia para os peregrinos que faziam o Caminho rumo a Santiago de Compostela, incluindo conselhos, descrições do percurso e das obras no arte nele existentes, assim como usos e costumes das populações que viviam ao longo da rota. Os demais livros do códice contêm sermões, narrativas de milagres e textos litúrgicos diversos relacionados com o apóstolo São Tiago.

4 - M. C. Díaz y Díaz, El Códice Calixtino de la Catedral de Santiago. Estudio Codicológico y de contenido, Santiago de Compostela, Espanha. 1988.