terça-feira, 5 de agosto de 2014

A ordem dos irmãos "pedreiros".

" Se dentro do Compasso ficares, decerto estarás,
livre de um problema que aos demais afligirá."
Mensagem maçônica. 1


           De todas as ordens secretas, talvez a de menor complexidade e maior facilidade de compreensão é a Maçonaria. Diferente das outras ordens cuja origem muitas vezes se perde no tempo ou mesmo na história, a ordem dos irmãos maçônicos se correlaciona com a evolução da arquitetura já que surgiu nos canteiros de obra das mais importantes edificações do período medieval. 2   Nasceu na Europa católica, quando a poderosa Igreja proibia reuniões de pessoas que pudessem questionar ou colocar em risco seu domínio. Assim, para fugir dos inquisidores, grupos da iniciante classe média (intelectuais, artesões e comerciantes) formaram uma espécie de associação secreta, que visava a busca da verdade através da razão e da ciência e não apenas através da fé. 

Ilustração de Rito Maçônico.
fonte: www.google.com

       Segundo estudiosos, a Maçonaria se inspirou na organização dos pedreiros que trabalharam na construção do Templo de Salomão 3 , originalmente erguido no estado de Israel. Para gerir um empreendimento monumental  numa época com poucos recursos tecnológicos ou sistemáticos, criou-se uma metodologia simples e funcional, e para fins de remuneração e obediência os pedreiros foram divididos em três classes: aprendiz, companheiro e mestre.  4   Cada classe tinha um conjunto de códigos e sinais para que se reconhecessem entre si e, para não ocorrer tumultos ou brigas, frequentemente  haviam reuniões onde os mestres conscientizavam a importância do respeito mútuo e ajuda ao próximo para que aquele empreendimento pudesse chegar ao fim.

           Embora não existam dúvidas quanto ao momento histórico que originou a Maçonaria, a simbologia que a ordem utiliza nos textos ou mesmo na decoração de seus edifícios  possui uma linguagem complexa e algumas vezes duvidosa  para os não-iniciados, se apropriando de figuras geométricas e sinais com conotação esotérica  5 , além de gestos e posturas com total coerência ás crenças originais. Das muitas figuras utilizadas pelos maçons, talvez a única figura cuja compreensão é universal é a do “triangulo” que já na Antiguidade Clássica estava ligado a Deus, ou como é mais conhecido pelos maçons, o Grande Arquiteto do Universo. 

Painél com simbolismo maçônico.
fonte: www.google.com

          Mesmo com certa tendência mística a maçonaria é uma organização não religiosa, cujos membros podem ser de qualquer credo, desde que acreditem num único Deus. Apesar de não possuir definição político ou religiosa, a maçonaria sempre procurou interferir no campo político-ideológico, o que faziam ora estar no poder, ora serem perseguidos. Perseguidos na Europa, começaram a chegar ao Brasil no século XVIII, durante o ciclo do ouro.


         No Brasil ou mesmo no exterior, a influência da ordem pode ser notada no panorama de inúmeras cidades, seja pela presença do monumento com a letra “G” em um ponto urbano importante, ou pela imponência do edifício de suas “lojas”.  Se na Europa os símbolos maçons tinham que ser discreto por causa das freqüentes perseguições, o mesmo não acontecia aqui pois desde a chegada dos primeiros maçons – estabelecidos na Bahia em 1807  –  houve total simpatia com a ordem secreta fazendo com que muitos padres participassem como afiliados apesar do mandamento contrário da Igreja – 6 – cujo exemplo urbano  pode ser observado no centro histórico de Paraty, em que os  sobrados cujos proprietários eram maçons possuem faixas repletas de desenhos geométricos de linguagem maçônica.


1. Mensagem maçônica.

2. Segundo o dicionário Michaelis, a palavra ma.çon. nm 1 pedreiro. 2 maçom.
Talvez daí venha a relação da Maçonaria com pedreiros, se apropriando de  alguns símbolos
 relacionados à essa atividade profissional e subvertendo seu papel primário 
para outro com sentido mais místico

3. A inspiração na arquitetura do antigo Templo de Salomão está presente tanto na própria 
decoração das lojas – onde duas colunas erguem-se em lugar de destaque com simbologia 
específica – ou mesmo na estrutura organizacional da ordem – caso do segundo grau, 
cujo painél possui a representação deste templo aludindo à frase bíblica
 “Não sabeis que vós sois o templo?”.  – segundo MacNulty, W. Kirk. A Maçonaria. Simbolos, segredos e significado. Editora Martins Fontes, São Paulo, 212.  p 166

4. Os três primeiros Graus da Maçonaria  - os de Aprendiz, Companheiro e Mestre – 
são os chamados Graus simbólicos e são o fundamento da Ordem Maçônica;
 juntos reúnem todo o ensinamento essencial da ordem.

5. Na Idade Média, a geometria era entendida como um atributo da Divindade.
 Vários manuscritos apresentam a figura de um homem portando um compasso ou
 alguma instrumento de desenho, simbolizando na maioria das vezes o 
Deus Maior projetando o Universo. Essas crenças estavam em sintonia com a concepção maçônica
 do “Grande Arquiteto do Universo”, o principio criativo que governa todas as coisas.  – MacNulty, W. Kirk. A Maçonaria. Simbolos, segredos e significado. Editora Martins Fontes, São Paulo, 212.

6 . O cenário favorável à Maçonaria no Brasil foi algo diferente do que houve em toda a Europa, 
onde a Igreja Católica perseguia os membros afiliados cumprindo a 
Bula Papal do Papa Clemente XII, do ano de 1738. 
MacNulty, W. Kirk. A Maçonaria. Simbolos, segredos e significado. 
Editora Martins Fontes, São Paulo, 212. p 128.

Nenhum comentário:

Postar um comentário