quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Arquitetura simbólica Bahá’i

“Diz o Grande Ser: Ó bem-amados! Ergueu-se o tabernáculo da unidade; não vos considereis uns aos outros como estranhos. Sois os frutos de uma só árvore e as folhas do mesmo ramo. “
Ensinamento Bahá’i. 1

Na contemporaneidade, a decadência das religiões fundamentalistas gerou a dessacralização dos símbolos considerados divinos na arquitetura. Em tempos de conflitos e divergências nos dogmas das religiões, os novos programas de necessidade exigem o minimalismo e a escassez de simbologia na arquitetura religiosa, a fim de não mais confundir os fiéis. Neste cenário  a-religioso, os edificios mais magníficos cujo projeto partiu do uso de números ou geometrias  sagradas são projetados para usos profanos, em geral complexos edificios com volumes rigorosamente diagramados para vencer alturas inimagináveis, como as Torres Petronas, na Malásia. 2
Torres Petrona, Malásia. 2
fonte: http://www.wikipedia.com/
 Na contramão da simplista produção arquitetônica religiosa estão os templos da Fé Bahá'í. Na simbologia Bahá'í, a geometria adorada é a mais complexa existente, estrelas e polígonos obtidos a partir dos números 8 e 9,  constantemente   representados já na planta arquitetônica de seus edifícios.
A estrela de oito pontas é utilizada com sua simbologia original, diferente de seu siginifcado no projeto das Torres Petrona. Ainda que apenas nos detalhes decorativos do Centro Mundial de Haifa, no Monte Carmelo, o resgate desta intrincada geometria neste projeto foi suficiente para propagar seu uso em outros edificios religiosos atuais, recordando principalmente a cultura e a arquitetura do islamismo.
O número nove representa para muitos o número da perfeição. Diferente do significado da estrela de oito pontas, a  estrela de nove pontas, não representa apenas uma, mas as nove religiões monoteístas, classificadas segundo os ensinamentos Bahá’i. 3.  Além deste significado, o número  nove se torna importante por ser o número de anos do intervalo entre a revelação do Báb (1844) e a de Bahá'u'lláh (1853), e  também  pelo valor numérico da palavra Bahá` em Árabe.
Templo Baha'i de Chicago, EUA.
fonte: http://www.bahai.org.br/
 Embora sejam um único prédio coroado por um domo imponente  , os templos Bahá'ís têm todos nove entradas  4. Assim conhecidos como “Casas de Adoração” pelos bahá'ís, esses templos são construídos unicamente para a realização de orações. Não havendo nenhuma espécie de culto, é permitido a livre entrada de pessoas de todas as religiões. Atualmente, todas as Casas de Adoração possuem apenas uma sala sem divisão sob o domo, e os assentos do auditório são voltados para o Santuário de Bahá'u'lláh em Akka, Israel. Lá, cada indivíduo é incentivado a recitar as palavras reveladas por seu Deus, sejam estas de Krishna, Moisés, Zoroastro, Buda, Cristo, Maomé, Báb ou Bahá'u'lláh.
Templo Baha'i, India.
fonte: http://www.google.com/
Além do carater simbólico da planta, outro aspecto marcante na arquitetura destes templos é o resgate do desenho, técnicas construtivas ou mesmo do emprego de materiais  próprios da cultura local onde o edifício está instalado. E ao redor destes templos, os jardins serão ornamentados apenas com plantas e árvores específicas do lugar.
Templo Baha'i, Panamá.
Importante notar o uso de técnicas construtivas locais na arquitetura do edifício.
http://www.bahai.org.br/


 Para ver um pouco mais sobre arquitetura Baha'i, clique no video abaixo:


Notas:

1. Ensinamento Baha'i. Epístolas de Bahá'u'lláh

2 .Torres Petrona  são dois arranha-céus edificados na cidade de Kuala Lumpur, Malásia, cuja base a partir da estrela de 8 pontas recorda os motivos encontrados na arte religiosa islâmica. As torres de aço e vidro foram projetadas pelo arquiteto Cesar Pelli. Concluído em 1998, tem 88 andares e atualmente é o terceiro edifício mais alto do mundo (pronto), com 452 metros.
3. A religião Bahá'í considera nove as religiões monoteístas : Sabeismo, Hinduísmo, Judaísmo, Zoroastrismo, Budismo, Cristianismo, Islamismo, Fé Babí e Fé Bahá'í. Contudo, essas não foram as únicas religiões reveladas, vindo a existir muitas outras anteriores, mas são as que ainda existem.
4. Os Escritos da Fé Bahá'i relativos à estrutura dos templos Bahá'ís, definem que estes devem possuir duas características básicas: possuir nove entradas e coroadas por um domo central no topo. Por simbolizarem a Unidade de Deus, Unidade de todos os Seus profetas e a Unidade da Humanidade, a edificação deve dar a impressão de um único bloco arquitetônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário