Para entender a arquitetura sagrada do período medieval é necessário entender o personagem mais importante para a religião reinante no Ocidente neste período: o cristianismo. Diversas obras cinematográfiocas já foram produzidas tendo como pano de fundo a vida de Jesus Cristo, algumas excessivamente fantásticas, outras excessivamente sanguinárias.
O filme indicado para este fim de semana de estudos é Jesus de Nazaré, de Franco Zeffirelli uma premiada versão aclamada pela crítica pela sua grandiosidade e pela sua correção histórica e religiosa. O épico conta com a interpretação de atores como Robert Powell e a participação de Anne Bancroft, Claudia Cardinale e James Farentino entre outros.
O comovente retrato da vida e a morte de Jesus de Nazaré é aqui apresentado desde o seu nascimento, passando pelas suas peregrinações ainda enquanto criança e o seu batismo por João Batista. Relatando inúmeros milagres durante o seu percurso, este lindo filme culmina com a crucificação e ressureição, num dos mais fiéis e impressionantes relatos da vida de Cristo.
Além da mística apresentada pela representação - a mais fiel possível - da história de Jesus, vale a pena ressaltar alguns elementos importantes para nosso estudo, principalmente nas questões de arquitetura de espaços (templos hebreus), comportamentos diferenciados das sociedades romana e hebraica, e algumas divergências - bíblico/históricas como a forma de Cristo carregar a cruz, defendida por muitos historiadores do tema. Dica: o filme tem longa duração, mas vale muito a pena acompanhá-lo do início ao fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário