segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Havdalá


"Penso 99 vezes e nada descubro.
Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada."
Albert Einstein. 1879-1955

Após um período sabático, o ArqSagrado retorna com sua missão de provocar discussões sobre a Religião e a Arquitetura Sagrada. Os estudos que antecederam este retorno seguiram em ordem cronológica, de acordo com a história da humanidade, e seguindo o índice estabelecido em meu trabalho acadêmico denominado Biblioteca Antropo-Teológica, do ano de 2007.
Percebi durante este primeiro ano os assuntos mais procurados e os temas que ainda não havia abordado naquele trabalho acadêmico, ou por impossibilidade de tratá-lo na Universidade Católica ou mesmo porque não estavam de acordo com o rumo que aquele  trabalho seguia. Estes assuntos serão tratados nos próximos posts, sempre tendo como referência uma bibliografia consistente, estudando as mais diversas manifestações de religiosidade desprovido de qualquer preconceito, característica marcante deste blog.
Uma vez que as postagens são elaboradas após um processo de experimentação da arquitetura religiosa, o tempo entre elas não será homogêneo, já que alguns temas requerem um trabalho de pesquisa mais intenso, e a busca de livros que realmente apresentem o tema de forma clara, livre da emoção que a experiência mística oferece. Contudo, prometo sempre preencher estas lacunas com sugestões de filmes, visitas a lugares, livros interessantes ou mesmo imagens que possam contribuir para o estudo da Geometria Sagrada.
Iniciando o ano de forma diferente, não olharemos para o passado, mas para o presente: a religião “Fé Bahá'í”, o mais interessante fenômeno religioso da atualidade, cujas edificações fazem parte da melhor produção arquitetônica religiosa contemporânea. Para quem gosta de boa arquitetura, vale a pena colocar as nove cidades nos roteiros de viagem deste ano. O vídeo abaixo refere-se ao Templo em fase de construção na cidade de Colina, a norte de Santiago, no  Chile. Aproveite para espiar um pouco do que vamos estudar em breve.

Nos vemos!

Fabricio Forg, arquiteto.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário